O ano de 2007 foi pra mim aquele em que descobri a minha idade ver-da-dei-ra, ou o peso dela; foi quando descobri que tenho sim, mais de 50 anos.
Desde sempre, idade nunca foi minha preocupação. Graças a Deus e à genética, sempre tive “aparência” de uma menina/moça/mulher mais nova que realmente fui. E até nesses tempos de agora, sei que se eu fizesse nascer o filho que gero há novecentos meses, certamente, pareceria bem mais nova rs; afinal, tenho poucas rugas e meus cabelos ainda são negros, como antes... (o que não é uma tintura, né “minha gente”?) hihi
.................................................
Mas o que me fez perceber os meus 51 e depois 52 anos em 2007 foi a canseira que eu senti de algumas coisas.
Canseira de trabalhar feito uma camela, tanto na senzala doméstica, quanto na intelectual.
Canseira de constatar, que fui tããããoooo usada por uma pessoa que dizia sentir por mim um amor muito grande e o quanto eu era importante na sua vida. Eu já havia tomado rasteira de vários amores/amigos, mas confesso que esta me deixou literalmente abalada.
Trabalhar muito e sentir uma luta inglória, já que continuo "mais quebrada que arroz de quarta"; dedicar, com bastante exclusividade, a uma pessoa e depois... e depois... inglório também; tudo isso foi tão pesado e tão grande que senti o cansaço da idade.
Só que eu tenho a absoluta certeza que nasci pra ser feliz... e em meio a tanta tristeza e decepção eu buscava nos detalhes e nos outros meus amores, boas coisas.
Foi aqui no Deixa; na minha casa com os meus cafés quiçás; nos abraços das filhas; na conversa com amigos leais novos e antigos; no meu trabalho que sei, orienta mesmo, vários alunos confusos... foi numa porrada de coisa boa que eu me sustentei e não deixei, muitas vezes, transparecer o cansaço REAL e a tristeza quase infinita que sentia.
Mas tudo acaba, até jabuticaba... rs
...........................................
Continuo sentindo esse peso da idade nunca antes sentido, só que sou mais esperta agora. Não posso mais me deixar enganar. Tenho mesmo que ficar atenta aos detalhes ruins e aos detalhes bons e me afastar de pessoas que, desde o início, se mostram de certa forma dissimuladas e cruéis.
.........................
Eu tenho, principalmente – apesar de toda a canseira da senzala intelectual – de ressaltar que 2007 foi um ano inteiro de trabalho. Nunca antes, desde que deixei de ser trabalhadora de carteira assinada, havia acontecido isso. Tive trabalho até em dezembro; é uma benção.
E o que me faz chegar aqui, mesmo tão cansada, é saber da minha capacidade de, sobretudo, ficar atenta aos detalhes ricos e bons. E o que não me faz desistir é o carinho que sei, pessoas sentem por mim e que eu sinto por minhas gentes.
Amo e amei tantos em 2007.
Como estou aqui no Deixa, e talvez mesmo se não estivesse eu ressaltaria – já que minhas filhas e a presença delas na minha vida é algo tão óbvio – o grande amor que sinto pelo Rafa; a grande alegria que ele me proporcionou quando veio aqui; o grande filhote companheiro e confidente que ele é; a gratidão eterna que tenho para com ele... pois, vou contar pra vocês, meninos e meninas, como o Rafa contribuiu para que o ano de 2007 fosse menos pesado pra mim – afinal, tão velhinha já sou.
É isso!!

Uma linda quinta-feira pra todos, pois nas quintas... sei, já sabem... rs há algo diferente no ar e dentre tantos “algos” há, de minha parte, uma vontade imensa de conhecer vocês pessoalmente, tal como conheci meu filhote.
Que seja, em 2008..

.

11 deixaram-se | comente |:

  1. Anônimo disse...

    Eu acho que eu entendi o que vc quis dizer. E eu não imaginava, como o ano foi tão dificil para vc
    na verdade eu sabia que vc estava trabalhando muitooooooo
    ate comentei com o rafa no natal, que estava preocupada
    mas como vc mesmo disse, tem pessoas que são nossa salvação e nos apoiam e nos ajudam
    espero muito mesmo te conhecer em 2008 e poder voltar cheio de amor, de historias e com o brikho no olhar como o rafa voltou
    te adoro muito quim
    e simmmmmmmmmmmmm vc foi muito importante para mim esse ano.. por tudo mesmo, obrigada
    eeeeee o tdo acaba ate jabuticaba foi otimo eu me divirto demais
    hahahahahaha
    uma pergunta basica, como foi a festança ontem???
    beijão  

  2. Anônimo disse...

    pessoas amadas é o seguinte
    to de ferias
    vou tirar uns dias de folga e vou aproveitar para dar um passeio.
    as más linguas vão dizer que eu vou salgar a bundinha, outros que eu vou torrar, ou quem sabe dançar um funk no rio..
    hihihihihi
    eu so vou descansar, aproveitar para ler livros, pegar um bronze natural (odeio sol) estarei de volta antes que vcs sintam minha falta (eu espero que vcs sintam hem)
    portanto não vou conseguir comentar os posts, mas quando chegar vou ler todos..
    Beijão  

  3. Anônimo disse...

    haaa
    ja ia esquecendo
    deixo aqui minha tristezinha e indguinação de que Mah, rafael e Ana Laca não comentaram meu post de ontem
    HUMPF
    insensiveis  

  4. Anônimo disse...

    aaaaaaaaaaaaaahh

    Correndo muito aqui, mas já fiquei emocionado por demais!

    Mainha eu te amooooo!!!  

  5. Anônimo disse...

    Paulinha lindaaaaaaa, você muito divertida. Tá pra nascer igual.
    Amei a justificativa pra ausência de comentários... tomara que volte bem descansada... ahhhhseupudesssss
    .
    A festança de ontem foi ótima, entrei com os copos e os pratos e a minha alegria, graças a Deus e todo o resto foi presente que Nina ganhou. Estavam quase todos amigos queridos aqui e meus sobrinhos e irmãos, tios, incluíndo o Dedé com os filhos dele... Fiquei lavando coisas de madrugada, deu uma cansadinha, mas uma cansadinha feliz.
    Paulinhaaaaa, adoro você, muitão.
    .
    Filhote... nem é pra emocionar. Eu não me acostumo muito a fazer postagens assim, 'ex abrupto', sai porrada de confidência, né??
    Obrigada, obrigada por você existir na minha vida.  

  6. Anônimo disse...

    Adoreeeeeiiiiiiii Paulinha chamar o povo de insensível.
    haha  

  7. Anônimo disse...

    Ai!
    Eu é que agradeço demais a sra comigooo!
    Sem dúvidas, ter ido te encontrar foi uma das melhores coisas que me aconteceram! Só empata com o Le Bizarre e com o Gu! hihi

    E tô pra te falar: eu vou praí de novo em 2008!!! urrruuullll

    E quem sabe se não rola a nossa reuniãozinha do Deixa, hein?!
    hehe

    Bom demais ter compartilhado todas essas coisas aí com a sra!
    Até os momentos de cansaço das senzalas da vida!

    Amooo!
    Beijão, mainha!
    Beijo, todo muundoooo!  

  8. Anônimo disse...

    Ai!
    Eu é que agradeço demais a sra comigooo!
    Sem dúvidas, ter ido te encontrar foi uma das melhores coisas que me aconteceram! Só empata com o Le Bizarre e com o Gu! hihi

    E tô pra te falar: eu vou praí de novo em 2008!!! urrruuullll

    E quem sabe se não rola a nossa reuniãozinha do Deixa, hein?!
    hehe

    Bom demais ter compartilhado todas essas coisas aí com a sra!
    Até os momentos de cansaço das senzalas da vida!

    Amooo!
    Beijão, mainha!
    Beijo, todo muundoooo!  

  9. Anônimo disse...

    Isso, Paulinha e Rafa, vamos movimentar essa bodega aqui!
    Só dá nóis no pedaço.
    Acho estranho, acho estranho, mas tudo beeeeeemmmmmm!! hehehe
    Filhote, obrigada pelo comentário, pela mensagem e por tudo...
    beijosss pra lá de especial.  

  10. Anônimo disse...

    Ahhhhhh, adorei estar no páreo do Le Bizarre e do Gu... nó, amei...  

  11. m disse...

    tadinha dela, jura que os 50 tão pesados demais.. deixa ela chegar nos 99, deixa. tá achando que vai se livrar? aí vai ter que escrever sobre os 99 aqui só pra gente ler ;P