Sempre achei isso de guardar coisas, colecionar baboseiras, algo extremamente instigante, desde que ninguém atrapalhe, ou cisme de ter ciúme da coleção e de quem contribuiu para a formação dela. Outra coisa, aprecio bem mais quando coleção é formada, por presentes. Não acho bacana comprar para colecionar. Entenderam a mensagem oculta, ou preciso desenhar?
.....................
Mas então... tive e ainda tenho três coleções: cartões postais, chaveiros e anjinhos. Coleções que começaram assim, nesta ordem mesmo que aqui escrevo. Mas vou falar delas na ordem inversa.
...................
Os anjinhos eu comecei a colecionar por volta de 1994 quando eu ainda trabalhava no Banco do Brasil. Na época da tal “qualidade total” implantada no Cesec, formamos uma turma muito bacana de amigos verdadeiros e inesquecíveis. E em meio àqueles encontros que fazíamos, uma ou outra lembrancinha era trocada. Meus primeiros anjinhos – de vidro, um maior e outro menor, e eles não estão aí nessa foto, eu ganhei de um colega chamado Pedro Custódio. Ele era super divertido (é ainda, pois ta vivo), trabalhávamos na mesma equipe, no sexto andar, famosa equipe da risada. Achei lindo e assim, do nada, eu disse para a turma: "a partir de hoje vou fazer coleção de anjinho." E pronto: quase toda semana eu ganhava um diferente. Depois de um tempo, fiz uma lista deles e de quem havia me presenteado; porém, assim como a Paulinha, perdi a porcaria do documento que tava no meu micro.
.........................................
A coleção de chaveiro eu comecei a fazer por volta de 1975, quando entrei no meu primeiro emprego – na Cooperativa daqui de Patos. Recebíamos lá aqueles viajantes, vendedores de material para escritório – uns super lindos, por sinal, como um tal de Ronaldo, acho... que me deu um dos meus primeiros chaveiros de minha coleção. Eu já tinha outros, inclusive, um que eu havia ganhado do meu primeiro namorado, isso em 1970 (não se esqueçam que eu já tenho meio século e dois anos de vida “minha gente”). Esse, do primeiro namorado, era em forma de pneu com a foto dele dentro... hahaha. Coisa mais cafona, mas eu amava, e não achei o danado lá na minha caixa. Vai ver um namorado mais ciumento jogou o bichinho fora – é, já tive namorados “fuçadores”.
......................
Agora, pasmem, chique mesmo é a minha coleção de postal.
Gente, cês não tem noção do tanto que eu ri ontem quando pegamos, Laurinha e eu, o pacotinho deles e fui olhar/ler alguns. Tenho uma porrada de postal de artista, juro, além dos usais cartões de cidades...
Mas quem iniciou a minha coleção foi esse mesmo primeiro namorado do pneuzinho; não em 1970, quando eu comecei a namorá-lo, mas depois quando ele se mudou para São Paulo e cismou de iniciar a “nossa coleção”. Em 1973, pra ser mais precisa.
Transcrevo, algumas coisinhas românticas que ele escreveu atrás de alguns cartões, reparem que lindinho. Claro, que faço alguns comentários, não poderia deixar de fazer.
..............
“4º postal Veja só, procurei e consegui uma foto da localidade onde moro... É isto aí a famosa Bela Vista do centro Paulista. Sabe eu moro bem pertinho desses prédios que se vê. Rosaninha, mais uma vez eu repito: seja sincera em toda sua vida, pois eu te asseguro que serás bem recompensada. Pra você com amor de seu Lon... 20.02.73 20h25min”
Comentários: em alguns cartões ele marcava o dia e a hora que escrevia; enumerava os mesmos da “nossa coleção”; o nome dele é Odilon... Parece que eu o chamava de Lon – aí, nem sei, tô com a memória fraca... rs
...............
“Rosaninha, aqui tão distante de você eu procurarei ao lado da solidão e da saudade fazer com que minha vida tenha um absoluto futuro. Tenho fé em Deus que aqui farei minha vida e no futuro vou buscar você!
Beija não, viu Zaninha?
É esta a grande verdade que está em meus planos. Um beijinho do Lon.”

Comentários: o que será “absoluto futuro”?; ele dizia que vinha me buscar e veio, mas não rolou, eu já estava namorando o Dedé... Foi a maior saia justa do mundo. Não pensei que ele fosse cumprir o prometido.
Ele tinha receio de que eu beijasse outros – bom, depois de 1 ano sem vê-lo eu beijei outros... acho - memória fraca...haha

.....................
“Rosana, escreva-me sempre e peço que seja sempre carinhosa nas cartas.”
Neste momento estou ouvindo “because I love” ouça e sinta-se como eu...

Comentários: será se eu era brava?? Não sei, não lembro...rs
Eu ficava ouvindo essa música e pensando porrada de asneira. Aliás, procurei a danada nos sites por aí e nada de achar... aí resolvi colocar essa que foi também citada num outro postal.
.....................
“Rosana, tenha-me sempre em seus olhos, que a terei em meu coração.
Nunca vou me esquecer de você, podes crer.”

Comentários: Alguém conseguiria ser mais romântico que isso? E olha que eu lia e ADORAVA!
...................
“Esqueça-me quando te esquecer, assim nunca nos esqueceremos.
A você uma lembrança de quem precisa de você...”
Comentários: fala sério, num era bonitinho? Pra quê eu fui largar o moço do abraço gostoso, mas tão gostoso que fazia a gente mo... (censurado)
..................
Bom, as minhas coleções – as três, estão guardadas no meu armário, e fiquei com muita vontade de expor por aí, nos cantos da casa, pra curtir e matar saudades de tempos e pessoas boas.
............
Uma linda quinta-feira para todos vocês, pois nas quintas é dia de recomeçar qualquer coleção Que tal?
Quem manda anjinho, postais e chaveiros pra mim?
Dou um beijo e um queijo...
.;

17 deixaram-se | comente |:

  1. Anônimo disse...

    han????
    a quin endoidou de vez  

  2. m disse...

    acho muito bacaninha, também, essa coisa de colecionar presentes - acho digno! mas ah, ciúmes faz parte, acho. nem sei. mas acho. rs

    nossa rosanita, que 'pisada" uahsuahsa.. tadinho do Lon, tão sincero e o Dedé pulou na frente dele! nossa (de novo), parecem aqueles flashbacks de novela, com bordinha branca e tudo!

    cadê a imagem, fofa????  

  3. Anônimo disse...

    Paulinha, eu não estava doida, comecei a postar e chegou gente.
    Mahhh, eu demorei, né? tava corrigindo uns errinhos de grafia/digitação, esses pararás...
    Taí a imagem.
    Desculpem-me por ser tão longa, mas disparei assim, a falar/escrever.
    Vou deitar um tiquim, não dormi essa noite.
    beijos amores meus...  

  4. Anônimo disse...

    O queijo vem acompanhado de Doce de leite, é?!
    hehe

    Eu ameeei isso dos comentários sobre os postais!
    Como esse rapaz era romântico, mainha! haha

    Só não entendi o tal chaveiro do outro lá, do pneu...
    Achei machista! hahaha

    beijooo!
    Aguarde novas aquisições para suas coleções! hihi  

  5. Anônimo disse...

    genteeeeee. to bege
    traga meus saisssssssss
    hahahahahahhhaha
    que texto divertido demais
    rindo horrores aqui Quin!!! Como vc é maluquinha
    mas vamos por partes, nossa adorei isso de coleção da pessoas darem de presente, acho que se torna um elo legal, vc pode sempre ir "na captura" de algo novo, para presentear, gostei mesmo.. vou começar uma coleção assim :)
    han, eu não quero ser chata, mas Rosana, senta aqui, deixa eu te falar. bem vamos analisar a sua coleção que vc começou em 1994, a dos "anjinhos". Bem, sinto em lhe informar, mas não são somente anjinhos, são bonequinhos .. olha só, tem menininhos, menininhas, eu to vendo daqui ó.. (ai como eu sou chata) mas tudo bem , vale como anjinho, mas eles não são em absoluto, isso virou uma febre uma época. Como artigo de decoração mesmo. imagina, eu estabanada tirando pó dessas coisinhas, não ia ter coleção para durar minha gente...
    agora coleção de postais com artistas eu nunca vi isso na minha vida.. simpatico vai, mas o melhro foi os trechos dos postais de amor.. hahahah como assim Lon de Odilon, vc inventava apelidinho carinhosos estranhos hahahahahah, gente como assim, ele voltou e vc ja estava com outro Rô??? que coisa, mas 1 ano realmente, é de se perder a memoria...  

  6. Anônimo disse...

    continuação
    enquanto o Lon se debrulhava em lagrimas e chamegos, o moço do chaveiro de pneu, hem, que gostinho, hahhahahhaah
    mas valeu
    pelo menos o mote da sua coleção cmeçou com um vendedor de arigos de escritorio gostoso ne
    eu mando, eu mando, eu mando, e eu quero um beijo e um queijo
    beijos flor  

  7. Anônimo disse...

    nussss

    mainha!
    tem gente querendo boicotar suas coleções!
    além de dar palpite, já avisou que vai quebrar tudo um dia!
    hahahaha  

  8. Anônimo disse...

    haaa sua peste
    carlos rafael
    hahahhaa
    eu vou quebrar as suas voleções e vou sumir com o tacito e o ulisses
    hahahahhahaha
    não de ouvidos para ele rô, eu seria incapaz de quebrar sua coleçãozinha  

  9. Anônimo disse...

    apertem os cintos
    a Rõ sumiu
    Rosanita cade??
    hahahaha  

  10. Anônimo disse...

    NÃÃÃÃOOOOOOO

    O Tácito e o Ulisses nããooooo!

    Socorro, mainha!
    Pede pros teus anjinhos darem uma forcinha pra mim!!!  

  11. Anônimo disse...

    é impressão minha ou o rafael esta realmente com medo de mim??
    rafa vc esta bem comigo??
    é tudo brincadeira viu
    humpf
    agora fiquei super triste  

  12. Anônimo disse...

    Paulinha fofinha, eu sumi mesmo, tava dormindo de dia, um pouco, pra recuperar a noite acordada trabalhando.
    Mas olha, TODOS são anjinhos, todos têm asas, viu? Os menininhos e a menininhas... e isso aí é pequena parte da coleção.
    Nunca viram postais com artistas? Observem esta foto à direita na parte de baixo; ao lado do palhaço tem a Gal Costa e a Renata Sorrah... haha, mó cafonice, mas tenho porrada deles.
    .
    Filhote, o namorado era romântico sim, muitão. E mando o doce de leite com o queijo sim.
    .
    O moço do chaveiro pneu era o mesmo Lon dos postais dedicados. O vendedor me dava chaveiros de metal...
    Ai, essa minha vida... uuuuhhhhh!
    beijos pessoas.  

  13. Anônimo disse...

    Paulinha, você seria capaz de quebrar meus anjinhos? E pára de assustar meu filhote, nada de pegar o Tácito e o Ulisses dele.
    Nossa, eu também tô com um certo receio, afinal, você é a REPRESSORA do Deixa.
    Aiiiiiiiiiiii.
    Mahhh, eu tenho um postal super diferente de Goiânia, aliás, são vários postais, assim, grudados como se fosse uma sanfona. Saca?
    Hummm, não sei se expliquei bem.
    beijos mais.
    Vou assistir à novela...rs  

  14. Anônimo disse...

    vc estava mimindo?? fez muito bem
    tem que mimir muito mesmo
    ta certinha
    e tem coisa mais bohemia do que ficar acordada de noite e dormir de dia
    é minha idola mesmo!!!!
    pq eu faço samba e amor o dia inteiro, por isso que acordo tarde e tenho nmuito sono de manha, chico buarque
    ai ai
    eu nunca pegaria o tacito e o ulisses era brincadeira. o rafa esta estranho comigo
    ele sabe que eu sou do bem  

  15. Anônimo disse...

    HUm...
    Vou pensar no seu caso, Paula...

    Mainha!
    Perdoa a confusão com o Lon!
    Mas o pneuzinho foi flórida!
    hahaha  

  16. Anônimo disse...

    Ah, gente, era bonitinho o pneuzinho com aquela foto de menino que machucou "as partes" na hora de fechar a braguilha... hahah
    Que coisa mais antiga...

    Cadê a Mahhh??
    Será se ela vai continuar a hitória da moça lá do açougue?
    Esqueci o nome da piranha... haha  

  17. m disse...

    Layla Suellen!

    não vi mais onti, por modi a correria.. e postando só agora por exatamente a mesma coisa!