Coisas absurdas...
Seria bom ter uma trégua. Um dia que fosse de paz profunda e total. Não só aqui, nem ali: uma paz plena, em todos os cantos. Um dia de sorrisos estampados, escancarados e sem medo.
Um dia de jornais e noticiários sem assassinatos, sem roubos, sem mentiras, sem desrespeito com a vida.
Uma utopia, concordo.

Mas para o que me foi proposto hoje, não preciso ligar a TV. O que se torna ainda mais triste: saber que as coisas absurdas não estão assim tão longe.

Tento me lembrar das piores coisas.
E as matérias que minha memória escolhe para o meu noticiário:

_ Dois ladrões renderam um casal de adolescentes que chegava tarde de uma festa. Esperaram e, assim que ela foi abrir o portão, os surpreenderam com revólveres em suas cabeças. Entraram na casa, renderam as outras crianças colocando sacos plásticos em seus rostos enquanto o pai juntava o dinheiro, vendo a cena. Vendo a cena...

_Dois jovens (menos de vinte anos) sofrem acidente de moto ao tentar ultrapassagem perigosa numa manhã de sábado.

_Garotos (dezessete, dezoito anos) matam um rapaz com facadas e ateiam fogo no corpo. Motivo: drogas.

Preciso falar mais?
São as mais gritantes aqui dentro hoje. E tudo aconteceu numa cidadezinha do sul de Minas, com cerca de dezoito mil habitantes, onde todo mundo conhece todo mundo e até há dois anos trás, era possível voltar despreocupado pra sua casa, rindo com os amigos e parar um pouco na praça, de madrugada.

Agora, não tão perto, uma situação que me deixou muito chocado: uma amiga do teatro, formada em psicologia numa faculdade do Sul, contou que estagiou num manicômio. Um dos pacientes vivia se queimando com cigarro, tinha o corpo todo marcado. Motivo: estuprou a filha (ou filho, não lembro...) ainda bebê e parece que a criança faleceu. Ele se punia com os cigarros...
Fiquei INCONFORMADO.

Penso que a nossa postura deve continuar essa: INCONFORMAR-SE.
Estamos muito expostos aos absurdos. Não podemos deixar que se tornem coisas normais e corriqueiras!

Sinto as mãos atadas, mas não posso desanimar! Algum sentimento, seja de revolta, seja de horror, tem que existir aqui!
Desanimando, permitindo esse caminho para a normalidade, eu me tornaria um cúmplice!
E isto seria mais um absurdo, como os que fazem escorrer sangue pela tela...

27 deixaram-se | comente |:

  1. Anônimo disse...

    Se fosse pra contar algo da TV?
    A morte do menino João Hélio. Isso me dói...

    A semana vai ser mais 'dura', mas vai ser boa!

    beijo, queridos...  

  2. Unknown disse...

    É Rafael, sempre nos deparamos com esses absurdos quando é com alguém conhecido a dor é maior.

    Nesse mês um jovem foi curtir o carnaval e foi esfaqueado "sem querer", para nós que o conhecíamos foi um absurdo ainda maior, não existia menino mais tímido e pacato. Ele teve o azar de passar perto do cara na hora errada. O que me comoveu foi o número de pessoas que apareceram no enterro e na missa de sétimo dia, todos realmente inconsolados. É muito bom ver que essa pessoa realmente foi amada demais, em todas as fazes da vida... por todos os lugares que passou. Para os pais, amigos e familiares certamente isso é um consolo.  

  3. Anônimo disse...

    a semana vai ser sim de desabafo!! não podemos ficar calados.... talvez um grito bem forte. para tirar a maioria da população do estado de catarse, em que todos se encontram.. nada mais choca, nada mais faz o coração penalizar..
    isso n]ao é normal... não é normal......
    sim, ainda vivemos em uma cidade que da para circular, com uma certa segurança.. mas ja nos pegamos olhando para os lados, trancancdo bem a porta, observamos mais atentamente as pessoas.....
    ....... para mim a resposta é luta, para que possamos sair do luto...
    essas coisas me deixam super nervosa.... pq são crianças, adolescentes, idosos, o respeito pela vida humana tão grandiosa esta chegando ao fim?????  

  4. Anônimo disse...

    Meu filhote e Marcelo.
    O tema é absurdamente chato e triste, digamos assim.

    Aqui é um blog comunitário em que queremos mais é nos divertir, não é mesmo "minha gente???" rs
    Recordo-me que na semana anterior - em que o tema foi livre eu falei de "problemas" - Nanizinha esconjurou meu post dizendo não querer falar sobre isso.
    Ninguém quer, na verdade. Digo por mim que não me considero uma pessoa masoquista, nem creio que vocês são... mas há como evitar???

    Refletir sobre essas coisas tristes é bom, porque aí, eu que nunca tive algo mais "gritante" em minha vida, passo a perceber que meus problemas - grandes, difíceis, não nego - são minúsculos diante da crueldade humana.

    Penso que vou ficar melhor, nesta semana, mesmo com um tema complicado.

    Que todos nós possamos aprender e dar graças à vida que temos!!!
    beijos, moçada... e lindo dia.
    .

    Ah, preciso dizer que gostei muito da presença de Marcelo aqui hoje, nos comentários. Como eu gostaria que todos comparecessem todos os dias. Uma forma de prestigiar, levantar e aplaudir quem aqui veio postar.
    Só trocar os papéis e sentir a importância da presença de todos.
    Beijos, TANTOS...  

  5. Anônimo disse...

    Demorei tanto a comentar que Paulinha apareceu antes de mim.
    Rindo aqui, Paulinha, o que você quis dizer com "estado de catarse"... Pensando aqui o que você queria mesmo dizer, não seria "inércia", algo assim??
    Cê é ótima, por isso que te amo!!!  

  6. Anônimo disse...

    eu queria usar uma palavra nova que eu aprendi
    desculpa
    é inercia mesmo
    desculpa gente
    eu troquei tudo
    isso que é querer ser o dicionario aurelio ambulanbte
    tsc tsc
    passa vergonah ainda  

  7. Anônimo disse...

    hahahaha
    Ler você sim, é uma catarse!!!
    A-DO-RO!!!!
    Paulinha, você se lembra do meu post dos micos? Em que eu dizia ter aprendido a palavra "diagnóstico" e eu queria empregá-la a todo custo?? hahahahaha
    Eu choro de rir nesses meus recreios...
    beijossssss mais...  

  8. Anônimo disse...

    Marcelo!
    Bom mesmo te ver por aqui. Acredito tb que a presença dos amigos seja um consolo pra família, mesmo com tanta dor...


    Mainha!
    Eu acho tb que esta semana será muito importante, de crescimento e até mobilização diante desses absurdos! Não adianta viver de oba-oba fingindo que nada de errado acontece, não é mesmo?
    Penso que temas como este são exercícios...

    PÔleti!
    Catarse é tão tragédia grega, né?!
    A diferença é que nossas tragédias de hj não possuem os heróis...
    (Pingüinzinho tb é cultura! rs)  

  9. Anônimo disse...

    Que lindo do meu filhote: tão introspectivo...
    uauuuuuuu!  

  10. Anônimo disse...

    ai Quin, claro que eu lembro de seu post sobre os micos, é inesquecivel ne. hihihihi
    eu aprendi catarse e fico a todo momento querendo emprega-la.. eu tasco ela no meio das conversas, as pessoas me olham desconfiadas..
    hahahaha
    adoro..
    Nossa o rafa ta muito chique, tragedia grega é tão periodo shakspereano ne??
    la vai eu me meter onde eu não sei e pagar mico
    hahahahahah
    beijos pessoas  

  11. Anônimo disse...

    hahaha

    nããõooooo
    A Tragédia grega não é nada shakespeareana! É mais antiguinha um pouquinho... hihi  

  12. Anônimo disse...

    Alguém me ajuda a colocar Paciência, do Lenine?  

  13. Anônimo disse...

    er um tipo
    shakpeare fez alguams peças gregas ne
    sonho de uma noite de verão??
    heheheheheheh
    acho que ele gostava da historia dos deuses do olimpo
    foi isso que eu quis dizer
    sorry eu não sei trocar a musica nesse blog aqui
    alguem me ensina?? ficarei feliz  

  14. m disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
  15. m disse...

    ah, cara. que coisa né? tive minha época de chorar por tudo que via na tv. aham, era uma coisa meio involuntária e até absurda. mais absurdo só o que me fazia chorar. enfim, hoje ainda sinto aquela pontadinha no peito quando sei de notícias assim. somos tão imprudentes aqui.. tanto com a gente mesmo quanto com terceiros. mas ainda bem que existe quem queira que isso tudo mude. *__*

    final de semana passada também tive umas notícias, coisas bem próximas de mim - literalmente. tanto por serem pessoas conhecidas, como pelo o que de fato lhes aconteceram.

    .. mas que a semana seja boa, ainda que triste.

    beeijo rafa, beeijo pessoas!

    (imagem linda, adoro!)  

  16. Mara disse...

    Oi gente... Semana promete !!! Tema super complicado.. delicado até...
    Rafinha.. concordo .. muito absurdas certas coisas que acontecem e as vezes tão perto né?
    Parece coisa de ficção.. ora um pai..(ou mãe) que é pra ser nosso porto seguro.. a pessoa em quem mais confiamos ser capaz de coisas assim... ou adolescentes.. que eram pra estar namorando.. brincando.. aproveitando a vida, do nada chegar ao ponto de tirar a vida de alguem.. isso da medo..
    Ah! Rosana.. eu nem escunjurei teu post.. quer dizer... eu nem acho que não se deva falar de problemas... pelo contrário.. acho que falar... ajuda a resolver.. mas cada problema tem sua hora né mesmo??? aquele dia os meus tinham ido parar atrás de uma lupa.. e na visão que eu tive deles estavam mt mt mt grandes..rsrs aí eu tava esperando eles sairem de lá pra encarar entende? É o que eu disse no dia...sempre tem um lado positivo.. e acrescento.. se a gente não falar deles... aí sim é que eles tomam conta... como em situações absurdas assim... se todo mundo se cala... não dizem que quem cala consente??? ;)  

  17. Mara disse...

    Rafinha... troquei a musica.. mas meu media ta bichado.. então nem sei se tocou... alguem me avisa?  

  18. Anônimo disse...

    Mah!!!
    Bom que gostou da imagem! Eu tinha achado uma de um assaltante, mas quis o contrário: a imgaem do que a gente precisa, não do que vê e convive...
    (te mando o site dela depois, se quiser... hihi)  

  19. Anônimo disse...

    Pois é, Nani... Essa do acidente dos garotos deixou a cidade toda chocada... E os que colocaram fogo no outro estão livres, acredita???

    Eu não entendo o que passa na cabeça e no coração dessas pessoas...  

  20. Anônimo disse...

    a musiquinha deu certo!
    brigado!!!  

  21. Anônimo disse...

    qual o tema certinho da semana, por favor
    pq eu não recebi esse e-mail
    vcs estão me excluindo  

  22. Anônimo disse...

    haha.
    A Paulinha de novo com suas piadas.
    A Paulinha é assim uma personagem que - usando a fala de Nelson Motta ao falar de Tim Maia - nenhum ficcionista conseguiria idealizar. Poucas pessoas são assim tão incomuns e tão simples. ADORO.
    .
    Mahhh, antes eu só me tocava, e agora eu estou como você era, choro à toa, até por propaganda, conforme ela for.
    .
    Nanizinha, penso que esconjurar ficou pesado, né? Vamos dizer assim: você não queria muito aquele assunto. Eu entendo. Mas menina, agora que o babado passou eu lhe digo: aquele dia, sim, na quinta-feira da semanha passada foi talvez, um dos piores dias de minha vida recente. O tempo todo que eu escrevi aquele post - sem rascunho - eu só fazia chorar. Era leão em todos os cantos da casa. E "falar" deles - foi quase uma catarse.
    Olha só, Paulinha, eu usando a palavra catarse... hahaha
    Sim, a Rosaninha ri, avacalha, mas passa por cada babado forte, nem queiram saber!!!
    .
    Eu também gostei da imagem e a música tocou direitinho aqui pra minzinhaaaa.
    beijos, pessoas.  

  23. Anônimo disse...

    Paulinha, vou te mandar um e-mail, tá bom? Como o tema.  

  24. Anônimo disse...

    ela usou catarse
    vamos fazer assim: apartir da semana que vem.... cada um em seu dia, vai tentar introduzir a palavra catarse, de forma correta ne Rosaninha, em seus textos. eeeeeee
    ai ro não sabia que vc estava tão tristinha seman passada
    quando vc precisar de mim, para ajudar a matar os leões pode contar comigo.. eu bato legal.. menininha de rua..
    nossa não sabia de tudo, mas agora que sei vou ficar mais atenta
    ela me amndou o e-mail com os temas
    iuppppppppp
    hihihihihi  

  25. Anônimo disse...

    Eu vou fazer um post só sobre a catarse! hehe

    E EU ANDEI O EMAIL COM OS TEMAS PRA TODO MUNDOOOOO!!!

    até iventei um email novo pra Laca!
    haha  

  26. m disse...

    vai ver nem é tão ruim ficarmos assim, tão tocados. 'o mundo espera de nós'.

    beijins!  

  27. Anônimo disse...

    Eita, um post sobre catarse vai ser hiper bacana. Vou aproveitar e fazer um sobre inércia... haha
    Paulinha me mata.
    Sim, ele mandou e-mail pra todos, só que o povo-do-deixa-pra-lá é "quase todo" desorganizado... hahaha
    Vou abrir a bolsa de apostas, com dois lances: um pras 11h21min e outro pra 14h51min que "tali"???
    beijos pessoas.
    a vida não pára!!!!!