Eu moro em Muzambinho, sudoeste de Minas Gerais. Um lugar que considera a cidade de São Paulo como sua capital, pois estamos muito mais perto de lá, do que da charmosa Belo Horizonte.
Aqui as pracinhas são lotadas de senhores aposentados, que entre “causos” e ”estórias”, tiram seus cochilos da tarde. As crianças conseguem ir para a escola sozinhas, carregando suas enormes mochilas.
Aqui ainda conseguimos apreciar as 4 estações e os dias realmente tem 24 horas, diferente do ritmo alucinado das grandes cidades.
Não exalto e nem diminuo as qualidades de se morar em uma cidade assim. Mas mesmo em lugares pacatos, onde todo mundo conhece todo mundo. E a pergunta principal, quando se é apresentado a uma pessoa é: “Você é filho de quem?”. Temos nossos pequenos e grandes absurdos.
Aqui temos um veículo de comunicação semanal (toda sexta-feira). Chama a Folha Regional, para os íntimos a Falha, de tanto erro de português e fatos inverídicos, para não dizer inventados mesmo.
Tem uma seção muito famosa e aguardada por todos os habitantes fofoqueiros da cidade. Que esperam uma bomba para ser assunto semanal. A seção é: A Ronda Policial. E tem a figura de um carinho de policia do lado. Diga-se de passagem, muito mal desenhado.
Como sabemos que cidade pequena o marido policial, chega e conta para a esposa os acontecidos do dia, os famosos B.O. Ela espalha para todas as vizinhas e daí ate parar na “Ronda” é um pulo.
As noticias na seção sempre começam assim: R.O.S. (você sabe que o último nome só pode ser Silva), já começamos a deduzir quem é a pessoa, não adianta saber o delito se não souber quem cometeu. Profissão: Desocupado (vagabundo), estava bêbado e drogado(como eles sabem se não fizeram os exames?). Morador do Bairro Córrego do Jacu (aha! todo mundo tem um parente que mora no “Corgo do Jacu”, erro grave Falha, gravíssimo.) ao cometer o sinistro (termos técnicos??) de furtar um celular, sacos de café e um fusca ano 1969. Dirigiu-se após o ocorrido ao bar do Toninho da Venda e após uma briga na sinuca esfaqueou 10 pessoas. Segundo testemunhas, Roberto (eles esquecem que não pode dar o nome) fugiu do lugar do crime sem prestar atendimento às vitimas. (se ele queria matar, porque ele ia dar atendimento?) e após se dirigiu para a casa de show noturna, a Panter Nigth (traduzindo: roubou, matou e depois foi para o puteiro).
Depois da pequena introdução eu vou dizer mesmo o que me deixa angustiada e ao mesmo tempo indignada. Moça de 17 anos sendo estuprada na esquina de casa, e o bandido amigo da família. Boca de fumo com menores se drogando e matando com armas de fogo.Pai biológico abusando sexualmente de filha de 4 anos. Acidentes de carro dentro da cidade com todos os ocupantes mortos. Um adolescente batendo no pai doente e idoso. Filhos internando a mãe em sanatório (ela não tinha distúrbios psíquicos), para se apoderar de suas posses e aposentadoria (quem fez isso são primos de meu pai, bem perto de mim não??). Árvore centenária situada na frente de escola, cai em cima de um carro, e dessa forma causou perda total do carro. As explicações não convencem, parece que árvores centenárias, visivelmente com raiz podre não podem ser cortadas, mas elas caírem na cabeça de alguma criança pode. Teremos que sair todos de capacete de dentro de casa. Todas essas pessoas eu conhecia de alguma forma. E chorei por elas e liguei no programa do Régis Policarpo (Nota: radialista sensacionalista da cidade, que conhece todo mundo e tem um programa de entrevistas na rádio local) por elas e eu assinei abaixo-assinado por elas. Mas isso não diminuiu o sentimento de impotência. Depois de ocorrido só nos resta lamentar e ler a tragédia humana muito mal relatada no jornal.
O que eu relatei são as coisas que mais me chocaram e que aconteceram de certa forma na “esquina de casa”. Mas quero deixar aqui registrado, minha tristeza e pesar, pela morte do índio Galdino em Brasília. Onde adolescentes de classe média alta, jogaram fogo em um índio Pataxó que estava dormindo em um ponto de ônibus. No coração do Brasil, ao lado do quintal dos “homens” assassinos brincaram com a vida humana....

“Dias melhores para sempre!!!!”

Paula

25 deixaram-se | comente |:

  1. Unknown disse...

    Paulinha eu entendo a sua revolta... mas em relação a árvore eu entendo sim o porquê preservá-las... e não tinha como prever que ela iria cair, né? Ou ela havia mostrado sinais?

    Aqui na minha rua um morador cortou todos os galhos de uma árvore, pq atrapalhava a visão de sua janela. Ganhou uma super multa e a arvore ganhou um adesivo de "vigilância". Hoje o mesmo morador se arrepende de tê-la cordado, pois o sol da tarde deixa a sua casa um inferno...  

  2. Anônimo disse...

    então marcelo, eu sou contraria a derrubada de arvores, por motivos esteticos ou futeis.. mas essa era um perigo para a população, pq ela tava com a casca podre.... uma paineira com rais e casca com problemas não vive muito tempo....
    eu ate liguei para o programa regis policarpo estrevista. e relatei o fato, pena que as autoridades não fizeram nada, mas eu não me calarei  

  3. Anônimo disse...

    ai rais com s.. doeu
    raizzzzzzzzzzzz
    isso
    isso  

  4. Anônimo disse...

    Adorei as notícias da cidade veiculadas da forma que são. Só não gostei de todas as notícias, umas tristes que só.
    Lendo o comentário de Marcelo - ieebbbaaa que ele veio de novo - me recordo que há uns 2 anos eu cortei alguns galhos das minhas árvores daqui da calçada de casa (oiti - conheci, inclusive, no E.S.), foi ótimo, pois clareou minha sala daqui do micro, onde trabalho, fazendo com que eu economizasse energia, mas à tarde, eu gastava muito mais, pois ligava o ventilador do teto e outro no chão... haha. Nunca mais podo minhas árvores no verão.
    .
    Agora, hahaha a raiz da árvore tava podre mesmo com o "esse", né Paulinha? Inda bem que cê viu.
    Meninaaaaaaa espertaaaaaa!  

  5. Anônimo disse...

    Essa do índio Galdino é foda.
    Fiz um vez, inda na Faculdade, no meu último ano, um trabalho sobre o Estatudo do Menor e do Adolescente - liberdade assistida. Num dos meus exemplos eu citei o menor que participou dessa barbaridade. Nó, o que não faz as más companhias, né minha gente? O que não resulta esse babado de "turma da pesada"...
    Triste... mui triste...  

  6. Anônimo disse...

    Preciso ressaltar que não ganhei a bolsa de aposta - também, depois daquela que eu cravei minutos e segundos...
    uauuuu  

  7. Anônimo disse...

    quin a missão.. gente lembrei do rafa agora..
    olha a piadinha da pessoa...
    comprei 14 pães e 3 pirulitos, qual o nome do filme??
    pão, pão, pirulito, pirulitoooo
    hahahaha imitando a musica do missão impossivel..
    como assim vc podou a arvore quinznha?/
    não te imagino subindo nela com uma super tesoura hahahahaha
    desculpa piadinah infame
    eu corrigi a tempo vc viu??
    to rapida
    haaaaaa vc acertou aquele dia mesmo, eu ate fiquei com medo de vc
    huahauhauha  

  8. m disse...

    só eu não recebi email com temas?
    ://///////////////////////////  

  9. m disse...

    e não comento também, run!  

  10. Anônimo disse...

    mah;; pq vc não vai comentar?/
    agora fiquei triste
    ate citei vc no titulo ai ó..
    ali em cima da uma olhadinha
    volta mah, volta
    ate o marcelo veio, é mal de marcelos e marcelas?/ hahaha piada horrenda gente  

  11. Mara disse...

    Nossa Paulinha... e depois dizem que em cidades pequenas não se vê muito esse tipo de coisa... Foi-se o tempo...
    "Pai biológico abusando sexualmente de filha de 4 anos"
    esse tipo de coisa sempre mexe mais comigo.. definitivamente tem que ter algum disturbio muito grande... primeiro pra pensar em uma besteira dessas com uma criança.. segundo.. que essa criança seja a criaturinha pela qual qualquer ser humano normal daria a propria vida... um filho... gente não cabe tentar imaginar o que uma pessoas dessas tem por dentro... não mesmo!  

  12. Anônimo disse...

    Eu tb não entendo Nani... na verdade é muita maldade, muita doença...
    na verdade essas coisas são tão dificeis de serem decobertas, como eu trabalhei muito tempo em creches, e tinhamos o contato praticamente o dia todo com as crianças, a gente conseguia investigar... senão muitas crianças sofrem abuso sua infancia inteira e não chega a nosso conhecimento...  

  13. Anônimo disse...

    Paulinhaaaa, eu MANDEI podar a árvore, eu MANDO, MANDO E MANDO.
    .
    MAHHH, VOLTAAAAAAAAAAA!
    EU vou mandar o e-mail procê, bichinha...rs
    .
    Nanizinha, os maus têm pais, mães, são pais, mães e até avós. Lembra aquela música que Adriana Calcanhoto canta? "Saiba!
    Todo mundo foi neném
    Einstein, Freud e Platão, também
    Hitler, Bush e Saddam Hussein"??
    Então... inexplicável, infelizmente.
    .
    Parece que por aqui havia uma certa pessoinha de nome Laquinha, onde anda? onde anda??
    .  

  14. Anônimo disse...

    Eu tô chocado!!!
    Como assim pai abusando da filha de quatro anos?
    E isso da mãe ir pro hospício só pq estavam interessados na herança? Pensei que isso só acontecia nas novelas...  

  15. Anônimo disse...

    (pra constar: TÔ me sentindo um péssimo pingüinzinho! Como assim a Mah tb não recebeu os temas? E é bacana mesmo te ver aqui, Marcelo! Ponto pra ti! E a Paula tá zuando minha piadinhaaaa! humpf...)  

  16. Mara disse...

    ô Rosaninha.. mas sei lá.. eu conheço tanto malandro que considera que ao menos a familia é sagrado sabe... acho que fica um fiozinho de esperança que exista humanidade na pessoa quando ao menos tem uma parte.. uma pessoa que escape do seu lado ruim.. sei lá... pensar que nada impede... nada nem ninguem importa... é assustador... faz perder um pouco de fé em certas coisas...  

  17. Anônimo disse...

    Oo
    Quinzinha, manda.. domiandora poderosa.. realmente trepar em arvore nem deve ser legal ne
    Rafa amor, eu não zuei com sua piadinha, eu faço merchan de vc, e vc nunca entende
    é a vida é assim mesmo, somos muito mal interpretados, mas um dia a la scarlet ohana, vc vai saber do meu valor
    hahahahhaa
    novela mexicana
    é verdade laquinah si sumiu daqui de novo
    humpf  

  18. Anônimo disse...

    não tinha comentario da nanizinha
    medo
    muito medo  

  19. m disse...

    não comento, não comento, não comento. sou a rainha das crises mesmo! e não comento!
    o maior desaforo é ele dizer que mandou email pra TODO MUNDO, ai meu Deus.. quero meus sais!
    .. e não comento!  

  20. Anônimo disse...

    uahauhauahuahauhauhauahua  

  21. Mara disse...

    criseeeeee \o/  

  22. Anônimo disse...

    o erro foi do rafa e mah, vc não vai comentar o meus post??
    não entendi a relação..
    o que eu tenho haver com a falta de organização do rafa/
    tadinho!! vamos dar uma segunda chance para ele  

  23. Anônimo disse...

    ...tb nao recebi o e-mail com os temas.  

  24. Anônimo disse...

    Ah, gente, eu não vou deixar vocês fazerem isso com o MEU FILHOTE.
    Ele mandou e-mail pra todos, vou repassar procês do jeito que veio pra mim, cambadinha de gente desorganizada.
    .
    Mahhhhhhh, comentaaaaaaaaaa!
    O que a Paulinha tem a ver com o e-mail, tadinha??? hahahah
    /  

  25. m disse...

    nossa, por isso eu odeio n�o escrever coment�rio no bloco de notas antes de postar. perdi umas VINTE linhas que tinha escrito. argh!

    como o tempo n�o me permite, vou dizer sobre o que tinha comentado.. e rapid�o: ah, lembro que tinha comentado sobre cidade pequena e que h� pouco quis fugir pra morar numa e deleitar-me em suas 24h totalmente poss�veis, sobre "n�o adianta saber o delito se n�o souber quem cometeu" (o que acho totalmente in�til tamb�m), sobre o nome Panter Nigth e a destreza dessa pessoa que n�o deve ter cora�o e nem consci�ncia, sobre o perigo que "mora ao lado de casa" (quando n�o mora dentro mesmo), essas coisas todas que d�o um n� na garganta da gente!

    ;**