Eu adoro Minissérie.. Começo de ano, sempre a Globo arrasa na produção de uma nova história...
A do ano passado, eu não gostei muito. O titulo era Mad Maria. Que relatou a construção da ferrovia Madeira - Maymoré. A história passava no Norte do país, no auge da exportação da borracha.
Eu acho lindo, o retrato da época, os brasileiros descarados que imitavam a cultura européia. Aquele calor da peste, as mulheres de meia, espartilho e um vestido enorme e pesado.
Primeiro não tinha uma alma pensante aqui nesse país, né?? Debaixo de um sol escaldante a pessoa com dois saiotes, uma anágua, ia precisar usar meia, por quê???
Espartilho dificulta a respiração, e leque da canseira, o povo burro..
Mas realmente a do ano passado, eu não gostei, Um pouco, porque eu tenho birra do norte do país.
A minissérie que mais me marcou mesmo, que eu me lembre, foi Chiquinha Gonzaga, - eita mulher porreta - A da vida Do JK eu também gostei, mais pelo fato de Vagner Moura interpretar o papel.. E porque é da minha terrinha amada.
Mas a que eu recordo com detalhes, foi a de 2004, em comemoração aos 500 anos da cidade de São Paulo: Um só coração.
Eu não escondo a minha admiração pela paulicéia, a acho frenética e cheia de vida. E a minissérie, retratou o melhor lado da cidade, a vida boêmia dos poetas. Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Tarcila do Amaral, Anita Malfati, Vila lobos e tantos outros que participaram do movimento modernista de 1920. As roupas já eram mais originais e “tupiniquim”. Tinha forte influência de Paris ainda, mas já se vê mais liberdade de pensamento. Na história relatada, não se escondeu o grande problema social da época: os imigrantes italianos que fizeram grandes fortunas e os barões do café, com nome e status na sociedade, mas sem um vintém nos bolsos.

Isso me lembra o século XVIII, na Inglaterra, Eu não escondo de ninguém que meu sonho é ser uma grande historiadora. E eu leio demais sobre a vida da aristocracia e dos títulos da nobreza. Acabou-se o ouro, mas fica a arrogância.
Para quem cresceu lendo conto de fadas, é puro encantamento ouvir fala de reis, rainhas, príncipes e duques, condes e marqueses. E como se dá a relação de poder e título entre eles.

Mas a minissérie desse ano, além de ter um tema, que emociona a todos, que é o sentimento de família de amigos. E o retrato da ditadura militar, que poderia ser usada para separá-los, mas os uniu muito mais.
Pode-se tirar tudo de um homem, sua casa, sua roupa ou seu emprego. Mas não pode tirar sua liberdade de pensamento e atos. Não se pode impedir que um homem livre fale de seus ideais, e que lute por eles.
Um grande homem perde tudo, menos o poder de pensamento. E por isso que a ditadura foi extinta no país. Pequenos homens não conseguem intimidar grandes homens com torturas físicas ou psicológicas. Porque a alma e a essência, nunca serão destruídas.
E por causa desses grandes homens, que sofreram com a solidão, o isolamento, e até a expulsão de seu país, que tanto amava. É que hoje temos uma democracia e o direito de ir e vir, sem precisar pedir nada para ninguém, é por isso que nossos pensamentos são amplamente difundidos.
Queridos amigos, essa luta é para todos!!!
É uma luta pela vida e pelo prazer de realizar grandes sonhos!!
Um grande viva a esses queridos amigos!!!

Ótima quarta-feira a todos
Paulinha

12 deixaram-se | comente |:

  1. Anônimo disse...

    Nossa ninguém comentou..
    triste isso!!!  

  2. Anônimo disse...

    Paulinha, adorei a foto, adoro minissérie também e depois eu volto pra comentar, estou de castigo com uma cliente aqui do meu lado.
    Tá fodisss, amigaaaaaaaa.
    beijos, eu volto, eu volto, eu volto... hehe  

  3. Anônimo disse...

    Paulinha amada, aproveitei que minha cliente foi ao banheiro, li e vim comentar: ela deve estar com dor de barriga... heheh
    Mas então, estou fascinada com a minissérie queridos amigos, também.
    Amo, em alguns dias eu gravo pra Laurinha e depois assisto novamente, outros fragmentos que mais gostei.
    Eu goste de Mad, bastante. Gosto muito de Juca de Oliveira e de outros que participaram.
    .
    E o que nos resta mesmo dessa minissérie atual é perceber a angustia daqueles que viveram num período de repressão, de censura.
    Como é bom ser livre, ter o pensamento livre e o direito de dizer, escrever e se manifestar, cada um da forma que crê.
    Amo a democracia e tô tão feliz e torço aqui pra que o STF decida, definitivamente, na revogação de uns tantos artigos da tal Lei de Impresa.
    E viva a liberdade de pensamento, sem distinção.
    adorei o post.
    Puttz, a cliente chegou.
    beijos  

  4. Rosana Tibúrcio disse...

    Só dá eu nesse babado. É o que dá trabalhar nesse micro indecente.
    uaauuuu.
    Aproveitem, macacada, um dia isso findará, essa senzala intelectual... (jogo mega sena toda semana... hehe)  

  5. Anônimo disse...

    hahahahaha
    ai Rõ vc é otima
    juro, fugir de cliente com dor de barriga, adoro
    hjuahauahauahaua
    eeeeee
    ela vai ganhar na mega sena tenho certeza, sinto vibrações  

  6. Anônimo disse...

    ainda bem que vc veio Rô
    pq eu já estava com depressão
    vc vê a falta de ibope ne...
    reparou ne  

  7. Anônimo disse...

    Eita que eu sou demais messssss!!
    beijos pessoas, até daqui a pouco no meu post, ou até amanhã cedo, sei lá, entende??? rs  

  8. Mara disse...

    oooow paulinha fowfa.. deprime não \o/


    olha eu aqui..(grande coisa... hehehe)
    poxa faz muito tempo que eu nem acompanho as minisséries da globo... lembro que gostei muito de "A Muralha" "A casa das sete mulheres" assisti alguns capitulos deauqle "Mulher" e de "Hilda furacão"... deve ter mais mas eu nem to lembrando agora...
    Essa de agora "Queridos amigos" eu acho que só assisti uns dois capitulos e confesso que sem dar muita atenção... então fica dificil dar opinião sobre a "alma" da coisa... mas me pareceu ter uma história de amizade bem legal...

    beijão pessoas... hj eu quero muito cama.. e meu urso pra dormir agarrada...bons sonhos ;)  

  9. m disse...

    eu adoro Paris, confesso. mas odeio essas fortes influências de época. anem, gosto dessas novelas/minisséries* de época. gosto da coisa assim, bem atual, ou bandiada para os anos 80/90. só Deus sabe o quanto eu quis ter uns 20 anos em 80. nóooooooooo.. MEU SONHO! acho demais essa coisa de política x liberdade e tal.. fico vidrada em Queridos Amigos. adoro!
    poleti, vim tarde, mas vim.. eis-me aqui :D

    beijos tantos!  

  10. Anônimo disse...

    nani vc tinha que gostar da casa das 7 mulheres mesmo ne, é história viva do seu estado
    mah coisa mais fofa, vc veio, vc veio
    eeeeeee
    eu b prefiro minisseries, anos 80/90, mesmo com a opinião que os anos 80 foi trash
    hahahahahahaa
    eu adorei o capitulo de hj, vcs viram?/ o Léo é um arraso!!!!  

  11. Anônimo disse...

    Eu tb adoro minisséries!!!
    Mad Maria não gostei não...
    Mas gostava do bronzeado moreno-deusuíte da Giovana Antoneli. hahaha

    E como assim vc não citou Hilda Furacão?
    Ela é a rainha das minisséries!!!

    Queridos amigos é minha paixão. Tudo tão lindo! E a trilha sonora com Milton e Elis? Nem precisava mais.

    E falar de amigos já me deixa molinho, vcs sabem...  

  12. Anônimo disse...

    Eu adoro minisséries e a Paulinha, porque ela é hilária...
    hahahaha